O Governo de Mato Grosso finalizou a construção de uma ponte de 691 metros sobre o Rio Teles Pires, na MT-419, ligando os municípios de Novo Mundo e Carlinda. A obra, realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), recebeu um investimento de R$ 48,3 milhões e está na etapa final de encabeçamento.
Essa infraestrutura substitui uma antiga balsa, eliminando um obstáculo natural e abrindo novas perspectivas econômicas para a região. Além disso, o governo estadual já planeja asfaltar 78 quilômetros das rodovias MT-208 e MT-419, conectando Carlinda à nova ponte e esta ao município de Novo Mundo. Essa obra, licitada em 2024 e com previsão de início em 2025, terá um investimento total de R$ 103,4 milhões, divididos em dois trechos: 28,87 km entre Carlinda e a ponte, e 46,8 km entre o rio e Novo Mundo.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, destacou o impacto logístico das intervenções:
“A nova ponte e o asfalto da MT-419 vão interligar toda essa região, proporcionando uma rota mais curta e eficiente para a BR-163. A distância entre Alta Floresta e a BR será reduzida em mais de 100 km, eliminando o antigo trajeto pela MT-208 até Colíder e Santa Helena.”
Integração do Norte de Mato Grosso
A construção da ponte faz parte de um plano estratégico de integração da região Norte do estado. O secretário também ressaltou outras iniciativas, como a conclusão da antiga BR-174, a ponte sobre o rio Juruena e a pavimentação da MT-208 até Nova Bandeirantes.
“Essas obras conectam regiões antes isoladas, permitindo que moradores e produtores de Colniza, Aripuanã, e outros municípios cheguem à BR-163 em Guarantã do Norte e Matupá apenas por rodovias asfaltadas.”
Pontes sobre o Rio Teles Pires
O Rio Teles Pires, com mais de 1.300 km de extensão, é um dos principais desafios logísticos de Mato Grosso devido ao seu volume de água. A atual gestão entregou sete das 13 pontes existentes sobre o rio, incluindo estruturas de grande porte como a de 202 metros na MT-140 e outra de 181 metros em Sorriso. Entre as futuras entregas estão uma ponte de 550 metros em Alta Floresta e uma de 561 metros em Itaúba.
O secretário Marcelo de Oliveira concluiu:
“O Teles Pires sempre foi uma barreira, mas estamos vencendo esses desafios com investimentos robustos, conectando regiões e permitindo o desenvolvimento de todo o estado.”
Com a conclusão das obras, Mato Grosso dá mais um passo na consolidação de sua infraestrutura logística, fortalecendo sua economia e integração regional.
Clique-aqui e faça parte do nosso grupo no Whatsapp para receber as últimas notícias.