Começa nesta terça-feira (1º), o período proibitivo do uso do fogo nos biomas Cerrado e Amazônia. A medida, que segue até 30 de novembro, tem como objetivo prevenir queimadas e combater incêndios florestais durante a estiagem em Mato Grosso.Com a chegada do tempo seco, o Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMMT) reforça as ações de monitoramento, fiscalização e prevenção por meio do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA). Segundo o tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, comandante da unidade, as iniciativas já mostram resultados positivos: até o momento, não foram registrados incêndios de grandes proporções em áreas florestais dos dois biomas.
Durante o período, fica suspensa qualquer autorização para uso do fogo em atividades agropecuárias, mesmo que controladas. A proibição está prevista em legislações estaduais e federais, e o descumprimento pode resultar em multas e sanções civis e criminais.
A legislação distingue a queima controlada — prática permitida até 30 de junho sob autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) — dos incêndios florestais, que envolvem a propagação descontrolada do fogo e exigem resposta especializada. Já em áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.
O CBMMT reforça a importância da colaboração da população no combate aos incêndios. Denúncias de queimadas ou focos de calor podem ser feitas pelo telefone 193. A resposta rápida é fundamental para conter os danos ambientais e proteger a saúde pública.
Clique-aqui e faça parte do nosso grupo no Whatsapp para receber as últimas notícias.